« Voltar para o Blog

Mandala Lunar e percepção de fertilidade

A Mandala Lunar é uma ferramenta para nos conectarmos com nosso corpo, conhecer seus fluidos, seus cheiros, suas energias cíclicas. Podemos estudar anatomia e fisiologia, mas, muito além disso, podemos percorrer um caminho de autodescoberta a partir da percepção de como estamos em cada momento de nosso ciclo. Dessa forma, podemos construir um conhecimento baseado em nossas vivências e experiências.

Entender quem somos quando estamos menstruadas e perceber quando estamos no período fértil são conhecimentos que, aos poucos, vamos adquirindo sobre nós mesmas, a partir da auto-observação.

Para contribuir nessa sua jornada, preparamos um conteúdo especial, com alguns tópicos sobre o ciclo menstrual e a percepção de fertilidade. Confira:

Ciclicidade

É comum explicarmos que o ciclo menstrual tem 28 ou 29 dias e que a ovulação ocorre em torno do 14º dia, mas é importante saber que essa referência é puramente didática. Os ciclos menstruais raramente têm 28 dias (eles mudam constantemente) e a ovulação não acontece no 14º dia (ou na metade de nosso ciclo). Não devemos nos basear em datas e previsões para entender nosso ciclo menstrual, mas sim nas percepções físicas e emocionais que sentimos em nosso corpo/mente, do ponto de vista de quem experimenta essas mudanças de dentro de si mesma. 

Ilustração de Vic Campello

Habitar nosso corpo e construir um conhecimento de dentro

Um ciclo menstrual saudável pode durar de 21 a 35 dias, e podemos ovular do 10º ao 20º dia. Não existe um dia certo para ovular, e a duração de cada ciclo pode mudar de pessoa para pessoa e também de ciclo para ciclo da mesma pessoa. Não somos máquinas e não temos um funcionamento mecânico. Interagimos com o mundo de forma viva e cíclica. Por isso, a cada momento, nosso ciclo pode mudar.

Ilustração de Júlia Vargas

Aplicativos para o ciclo menstrual

Atualmente muitos aplicativos estão disponíveis para monitorar o ciclo menstrual. A maioria deles “prevê” seu período fértil. No entanto, essa previsibilidade é baseada no método rítmico (a “tabelinha”), ou seja, o aplicativo faz uma previsão da data de nossa ovulação e de nosso período fértil com base nos ciclos registrados anteriormente. Isso pode nos induzir ao erro! A melhor forma de saber se estamos férteis é observando nosso corpo e aprendendo a ler os sinais que indicam nossa fertilidade.

Mandala Lunar e percepção de fertilidade

A Mandala Lunar possibilita estar atenta ao ciclo menstrual e observar alguns sinais primários e secundários de fertilidade, pois acreditamos que a percepção da fertilidade é uma parte importante de nosso processo de autoconhecimento. No entanto, é bom lembrar que perceber sinais de fertilidade não indica que estamos protegidas de uma possível gestação. A Mandala Lunar não é e nem serve como método contraceptivo. Para utilizarmos a percepção da fertilidade como método contraceptivo, precisamos utilizar um “Método de Percepção da Fertilidade”.

Método de percepção de Fertilidade

Método significa que utilizamos a percepção da fertilidade de forma sistemática e regular, com estudo e metodologia. Existem vários métodos baseados na percepção da fertilidade (ou FABM – Fertility Awareness Based Methods). Esses métodos utilizam uma forma de registro sistemático dos sinais primários de fertilidade (como o muco cervical, a temperatura basal e, opcionalmente, a observação do colo do útero) junto de outros sinais secundários como humor, libido ou cólica. Esses dados só fazem sentido quando os lemos a partir de uma lente de interpretação do método que nos orienta sobre como utilizar essas informações para concepção ou contracepção. Assim, se quisermos engravidar, podemos ter relações sexuais pênis/vagina nos dias mais prováveis (próximos à ovulação, quando temos muco cervical abundante). Se quisermos evitar uma gestação, podemos saber em quais dias não ter relações sexuais ou ter relação sexual protegida por algum método de barreira.

Alguns métodos baseados na percepção da fertilidade utilizam somente a análise do muco cervical (Billings), outros utilizam análise do muco junto da temperatura basal (os sintotermais como TCOYF, Justisse, Sensiplan) ou utilizam análise do muco cervical junto a testes hormonais para confirmar ovulação (como o FEMM).

Mandala Lunar e o ciclo menstrual

A Mandala Lunar pode ser uma excelente ferramenta para você registrar e analisar seu ciclo. Com diagramas a cada lunação, você vai fazendo anotações de aspectos físicos e emocionais a cada dia. Isso permite que você possa comparar com ciclos anteriores, identificar semelhanças, relacionar com seu momento e perceber padrões pessoais.

Gostou do conteúdo? Se você se sentir à vontade, compartilhe conosco como é seu processo de autopercepção. Você consegue perceber quando está fértil? De que forma você acompanha seu ciclo menstrual?

Comentar