Durante todo o mês de maio, com o Mês da Visibilidade Menstrual, refletimos sobre a menstruação em suas múltiplas faces. É importante naturalizar o que é natural, expor que a pobreza menstrual é uma realidade de cerca de 23% das brasileiras entre 15 e 17 anos – sem condições financeiras para comprar produtos seguros para usar durante a menstruação – e reivindicar políticas públicas pela dignidade menstrual.
Em revistas, novelas, filmes e até mesmo em nossos grupos sociais, a menstruação é carregada de tabus e desinformação, e é inaceitável que ainda vejamos tantos estigmas, estereótipos, nojo em nossa sociedade. Por outro lado, até mesmo a romantização nos afasta da verdade de tudo que gira em torno do Ciclo Menstrual.
São tantos os mitos e estigmas que rodam a menstruação que isso acaba afastando muitas pessoas que menstruam do contato com o próprio corpo. Se informar e conversar sobre o assunto é uma maneira de promover trocas e acabar com preconceitos e estimular autonomias.
Se você, assim como nós, também está farta de estereótipos que contribuem para criar um imaginário coletivo limitado sobre nossos corpos e ciclos, recomendamos conferir dicas de produções culturais, como livros e filmes para nos aprofundarmos sobre esse tema tão precioso para nossa ciclicidade: a menstruação.
Referências e Indicações de livros sobre Alfabetização Corporal e Ciclo Menstrual:
Indicações de filmes:
Indicações de livros sobre a Menarca:
Bom proveito!