A Mandala Lunar é uma ferramenta de autoconhecimento feminino, conexão e percepção dos ciclos da natureza dentro e fora de nós.
O autoconhecimento feminino é o processo pelo qual mulheres buscam conhecer melhor a si mesmas, suas emoções, suas aspirações, seus desafios e suas identidades únicas.
Através desta jornada é possível olhar para nós mesmas com gentileza, buscando estar atentas ao que nossas emoções e reações querem nos mostrar – conscientes de que não somos estas, mas que elas apenas passam por nós como nuvens no céu – e tentando escutar as necessidades por trás delas, que indicam algo precioso a ser cuidado.
Assim, podemos fazer escolhas mais coerentes com quem somos e com nosso propósito, reagindo menos carregadas de automatismo, com mais intenção e consciência. Como nos sonhos lúcidos, só que no mundo desperto.
Ao longo deste texto abordaremos algumas áreas-chave que podem ser exploradas no processo de autoconhecimento feminino. Vem com a gente nesta jornada!
Compreender suas próprias crenças, valores, interesses e aspirações, abraçando quem você realmente é, independentemente das expectativas externas.
Observar e aprender a lidar com as emoções de forma saudável, bem como encontrar maneiras de expressar seus sentimentos de maneira autêntica.
Analisar como você se relaciona com os outros, definindo limites saudáveis, desenvolvendo conexões significativas e melhorando as habilidades de comunicação.
Conectar-se com seu corpo e suas necessidades, cuidando da sua saúde física e mental.
Trilhar um caminho que te conecta com o equilíbrio entre várias áreas da vida, incluindo trabalho, família, hobbies, descanso e autocuidado.
Reconhecer e conectar o seu próprio poder e capacidade de tomar decisões que beneficiem sua vida e seu bem-estar.
Desenvolver a resiliência para enfrentar os desafios que a vida apresenta e, ao longo destes acontecimentos, aprender com essas experiências.
É importante lembrar que o autoconhecimento feminino não é apenas uma busca individual, mas também pode ser promovido por meio de comunidades de apoio, terapia, grupos de reflexão e outras formas de interação social.
Além de ser uma ferramenta de autoconhecimento, a Mandala Lunar também é um livro que convida à auto-observação cotidiana para aumentar a consciência sobre as nossas emoções, ações e reações e, assim, agirmos com mais atenção e presença no mundo. Através da pausa, observação, reflexão e registro diário de nossas ações, sensações, percepções corporais ou sonhos, tornamo-nos cientistas de nós mesmas, pesquisadoras de nossos próprios processos.
Ao registrarmos, mapeamos nosso mundo interno, e ao estudar nossos registros, ampliamos sua compreensão, ganhamos altitude e podemos fazer escolhas mais alinhadas com as nossas necessidades, nossos propósitos e aos potenciais de nosso corpo a cada momento. Aprofundando-nos um pouco mais, trazemos a seguir os principais benefícios de fazer registros na sua Mandala Lunar!
Preencher a Mandala Lunar e o diagrama lunar permitem que você expresse sua criatividade de maneira única. Você pode escolher cores e símbolos como legenda para suas emoções, hábitos, aspectos da saúde física ou mental, ou o que queria observar no momento.
A organização temporal da Mandala pelas fases da lua e das estações auxilia para que você esteja mais atenta e conectada aos ritmos naturais. Isso pode apoiar na percepção de como esses ciclos externos influenciam suas emoções e predisposições em diferentes momentos.
A jornada de fazer registros na Mandala Lunar oferece uma oportunidade de se interiorizar e investigar suas emoções, pensamentos e intenções. Se conectar consigo mesma te possibilita ganhar insights sobre suas reais necessidades e desejos.
Se você está passando por um momento de mudança ou emoção intensa, fazer registros e se expressar livremente na sua Mandala Lunar pode ser uma estratégia para lidar com seus sentimentos e entender mais sobre eles.
Revisitar a sua mandala preenchida pode proporcionar um senso de realização e satisfação, te lembrando de etapas significativas e preciosas do seu processo de autoconhecimento e também das realizações das suas aspirações e evoluções.
Lembre-se de que os benefícios podem variar de pessoa para pessoa e que não há uma forma certa ou errada de usar a Mandala Lunar. Ela é o espaço para você deixar sair o que precisa sair de você, em expressão textual, desenho e tantas outras maneiras que possam fazer sentido com as suas próprias necessidades e intenções.
Qualquer forma de usar pode ajudar você a processar pensamentos ou encontrar sentido, significados e insights.
Refletir sobre quem estamos sendo a cada momento é um passo de saúde. Num mundo que nos convoca à ação desenfreada, pausar é uma estratégia não só de autoconhecimento, mas também de autocuidado.
Se você chegou até aqui e deseja dicas para auxiliar nesta jornada de autocuidado e autoconhecimento, separamos 28 perguntas para você fazer durante uma lunação! Você pode escrever essas perguntas na sua Mandala Lunar e ir acompanhando dia-a-dia.
Aproveitamos e deixamos aqui o convite para acompanhar mais reflexões sobre autoconhecimento feminino através da Mandala Lunar, acessando o nosso blog e confira nossos artigos sobre autoconhecimento!
1 Comentários
Juliana Verônica Sehnem
Muito interessante.