« Voltar para o Blog

Autocuidado feminino através da Mandala Lunar

A Mandala Lunar é uma potente ferramenta de autocuidado feminino, ajudando a acompanhar o ciclo menstrual em conexão com o próprio corpo e emoções. Por meio do uso da Mandala é possível visualizar de forma rápida as mudanças que ocorrem ao longo do ciclo menstrual, podendo ser usada para promover o autoconhecimento, o autocuidado e a autoaceitação.

Para nos aprofundarmos neste tema, trazendo algumas dicas de como usar a Mandala nessa jornada de autocuidado, te convidamos a mergulhar conosco em uma das nossas inspirações, a psicanalista Junguiana, poeta e escritora Clarissa Pinkola Estés!

Mulheres que Correm com os Lobos sob uma perspectiva de reconexão com o cuidado pessoal

No livro “Mulheres que Correm com os Lobos”, a doutora Clarissa explora contos tradicionais e mitos para inspirar as mulheres a se reconectarem com sua natureza instintiva e autêntica. Ao explorar os arquétipos femininos, oferece-se  insights sobre a jornada da mulher em direção à autodescoberta e ao empoderamento. O livro ainda discute a importância de se reconectar com a natureza selvagem e instintiva da nossa psique, muitas vezes domesticada pelas normas sociais.

“Dizem que tudo o que buscamos, também nos busca e, se ficamos quietos, o que buscamos nos encontrará. É algo que leva muito tempo esperando por nós. Enquanto não chega, nada faças. Descansa. Já tu verás o que acontece enquanto isto.”

Mulheres que correm com os lobos, página 114

No contexto do autocuidado, “Mulheres que Correm com os Lobos” oferece uma perspectiva valiosa sobre como as mulheres podem cultivar um relacionamento saudável consigo mesmas. O livro incentiva as leitoras a explorarem seus próprios desejos, necessidades e intuições, e a não terem medo de expressar sua autenticidade.

“Fico perplexa com o fato de as mulheres hoje em dia chorarem tão pouco e, quando o fazem procuram justificativas. Fico preocupada quando a vergonha ou desábito começam a eliminar uma função natural. Ser uma árvore florida e estar cheia de seiva é essencial, se não você pode se quebrar. Chorar faz bem, e é certo. Chorar não cura o dilema, mas permite que o processo continue em vez de entrar em colapso.”

Mulheres que correm com os lobos, página 304

Ao abordar temas como a cura, a intuição e a conexão com a natureza, o livro sugere que o autocuidado não se trata apenas de cuidados superficiais, mas também de uma jornada de autoexploração profunda. Ele destaca a importância de ouvir nossos instintos, honrar nossas emoções e encontrar maneiras de nutrir nossa alma.

Através de referências inspiradoras como essa, ao longo dos anos últimos nove anos, seguimos criando as edições anuais da Mandala Lunar, um diário com o propósito de facilitar uma maior conexão com nosso corpo, com os ciclos da Lua e da Terra, unindo conhecimentos tradicionais e contemporâneos, arte e espaço para escrita, em uma ferramenta de autoconhecimento  com potencial transformador para mulheres. A Mandala se organiza a partir da união do calendário solar e lunar, propondo uma contagem do tempo alinhada com os ciclos naturais, dentro e fora de nós.  

Como utilizar a Mandala Lunar na sua rotina de autocuidado

Fazer seus registros na Mandala Lunar como parte de sua prática de autocuidado envolve uma rotina de mapeamento e observação de alguns pontos. Confira algumas dicas para fluir nesta jornada – e vamos juntas!

Entendimento do Ciclo Menstrual

Através dos registros do seu ciclo, é possível observar como cada fase traz consigo diferentes energias e emoções.

Reflexão e Expressão

À medida que cada fase do ciclo se inicia, permita-se o convite de tirar um tempo para refletir sobre suas emoções, desejos, necessidades e objetivos para aquela fase. Use a mandala para expressar artisticamente esses sentimentos, seja desenhando, pintando ou colando elementos que representem o que você está experimentando.

Acompanhamento e Integração

Ao longo do mês, continue a preencher sua Mandala Lunar com notas, símbolos ou palavras que capturem sua jornada emocional e física. Isso permitirá que você observe padrões ao longo do tempo e compreenda melhor suas flutuações.

Autocuidado Personalizado

Com base nas informações que você coletou em sua Mandala, ajuste suas práticas de autocuidado para atender às suas necessidades em diferentes fases do ciclo. Isso pode incluir atividades como descansar, dizer não e dar limites, meditar, praticar exercícios leves, ter momentos de silêncio e introspecção, entre outros.

No blog da Mandala Lunar temos um artigo sobre autocuidado durante a menstruação que não só aborda todas as fases do ciclo menstrual, como também traz uma lista de sugestões que podem te auxiliar neste período e que foi preparada com todo carinho por nós.

E se você se sente inspirada para ter mais ideias do que você pode mapear sobre si mesma, numa jornada de autoconhecimento que leva ao autocuidado, te convidamos a entender mais sobre as possibilidades de temas de autoestudo da Mandala Lunar!

Comentar