« Voltar para o Blog

Compreenda o ciclo lunar feminino utilizando a Mandala Lunar

O conceito de “ciclo lunar feminino” é uma ideia que surge a partir de uma possível conexão entre as fases da lua no céu com os ritmos naturais do corpo da mulher e das pessoas que menstruam. Muitas culturas e tradições ao redor do mundo têm explorado essa conexão, observando como os ciclos menstruais das mulheres e pessoas que menstruam são semelhantes em muitos aspectos com o ciclo lunar. 

Neste artigo, vamos explorar o que é o ciclo lunar feminino e como a Mandala Lunar pode ser uma ferramenta poderosa para acompanhar e entender essas fases. 

Utilizamos o termo “ciclo feminino” no decorrer do texto para nos referirmos ao ciclo menstrual, mas entendemos que a temática não é somente das mulheres, mas de todas as pessoas que menstruam.

O que é o ciclo lunar feminino?

O ciclo lunar feminino refere-se a uma comparação que existe entre os ciclos menstruais das mulheres com as fases da lua. A lua passa por quatro fases principais ao longo de um ciclo de aproximadamente 29,5 dias: lua nova, quarto crescente, lua cheia e quarto minguante. Coincidentemente, o ciclo menstrual feminino também tem uma duração média de 28 a 30 dias, o que pode sugerir uma ligação natural entre os dois ciclos.

Algumas pesquisadoras sugerem que, no passado, sem a interferência de luzes artificiais e convivendo em comunidades, as mulheres menstruavam e ovulavam juntas e em sincronia com a Lua — em algumas regiões, durante a lua nova e, em outras, durante a lua cheia. Essas hipóteses sugerem que nossos corpos estão sincronizados com o ritmo lunar.

Ainda assim, embora os ciclos menstrual e lunar tenham um tempo similar, é muito raro que sincronizem. Enquanto o ciclo lunar dura 29,5 dias, o ciclo menstrual tem de 24 a 35 dias e muda naturalmente de duração ao longo de nossas vidas.

Fases do Ciclo Lunar e seus Símbolos

Lua Nova

A lua nova é um período de pausa, de novos começos, de plantio de intenções e de renovação. Essa fase simboliza o início da menstruação, no qual mulheres e pessoas que menstruam podem viver um momento de introspecção e de reinício.

Quarto Crescente

Durante o quarto crescente, a lua começa a crescer em luminosidade, representando crescimento e desenvolvimento. Essa fase remete à fase folicular do ciclo menstrual, quando o corpo se prepara para a ovulação e começa, aos poucos, a recuperar a disposição e a energia.

Lua Cheia

A lua cheia é vista como um momento de culminação e energia máxima, extroversão, celebração e intensidade. Tradicionalmente, acredita-se que esta fase possa coincidir real ou simbolicamente com a ovulação, quando a fertilidade está no seu pico e a energia do ciclo menstrual atinge seu ápice.

Quarto Minguante

No quarto minguante, a lua começa a diminuir em luminosidade, simbolizando um período de desapego, reflexão e preparação. Essa fase pode corresponder à fase lútea do ciclo menstrual, quando o corpo se prepara para a menstruação.

Mandala Lunar e o Ciclo Lunar Feminino

A Mandala Lunar é uma ferramenta valiosa para as mulheres e para todas pessoas que menstruam que desejam conhecer seus ciclos pessoais por meio de autoinvestigação e autoconhecimento. Utilizando a Mandala Lunar e seus diagramas, é possível registrar emoções, sintomas físicos e energias em cada fase do ciclo menstrual, correlacionando-as com as fases da lua.

Benefícios da Mandala Lunar

Por meio do registro e da reflexão sobre nossas intenções, experiências vividas, emoções e sensações, vamos criando um mapa de quem somos, de como estamos, do que precisamos e de para onde queremos ir. Seguindo esse fluxo, os benefícios do uso da Mandala Lunar são muitos:

. Autoconhecimento: acompanhar o ciclo menstrual com a Mandala Lunar ajuda a identificar padrões e a compreender melhor se as fases da lua influenciam o seu corpo e as suas emoções.

. Planejamento pessoal: facilita o planejamento das atividades diárias de acordo com os níveis de energia e bem-estar, aproveitando as fases de maior produtividade e introspecção.

. Conexão com os Ritmos Naturais: estabelece uma conexão profunda com os ritmos naturais do corpo e do ambiente, promovendo uma sensação de harmonia e equilíbrio.

Como Utilizar a Mandala Lunar

Para apoiar nessa jornada de auto-observação, a Mandala Lunar proporciona um espaço de escrita diária e também o diagrama lunar. Nosso convite é o de praticarmos a autoinvestigação e, a partir disso, ampliarmos a consciência sobre nós mesmas e sobre o mundo, agindo com mais atenção e presença, como cientistas de nós mesmas e pesquisadoras dos nossos próprios processos.

Para isso, diariamente, ou sempre que for possível (sem autocobranças quando não for), registre suas observações e seus sentimentos, notando como cada fase da lua afeta sua energia e seus sintomas físicos. Com o tempo, padrões se tornarão evidentes, oferecendo uma visão clara de seu ciclo menstrual e de fertilidade.

O diagrama lunar é uma ferramenta aberta e customizável, com espaços para nutrir a pesquisa sobre você mesma ao longo de cada lunação por meio de cores e ícones. Na Mandala Lunar, você encontrará 13 diagramas com as lunações do ano para você criar legendas e acompanhar aspectos da sua vida.

Seguindo esse mapeamento de si mesma, o ideal é que, periodicamente, você reserve um tempo para revisar suas anotações e identificar padrões ou mudanças.

Ao observar, registrar e avaliar como nos sentimos em cada momento, podemos nos apropriar desse conhecimento sobre nós mesmas para aplicá-lo em nosso planejamento pessoal e, assim, escolher o melhor momento para, por exemplo, estudar, falar em público, encontrar pessoas, etc., acolhendo as variações de nossos desejos, que podem mudar durante as fases do ciclo menstrual, das estações, da Lua ou dos momentos de nossas vidas, uma vez que somos cíclicas.

Lembrando que não existe jeito certo ou errado de preencher a Mandala Lunar e que, por isso mesmo, temos um espaço no nosso site que foi feito com muito amor e carinho contemplando dicas de como usar a Mandala Lunar.  

Essa prática intuitiva oferece uma maneira poderosa de acompanhar as mudanças e se conectar com os ritmos naturais do ciclo menstrual. 

Vamos juntas nessa jornada de autoconhecimento e mergulho em si mesma?

Comentar