« Voltar para o Blog

Outono, é tempo de selecionar

O equinócio é um fenômeno astronômico que ocorre em dois momentos do ano, os únicos em que o dia e a noite têm a mesma duração. A partir dele, iniciam as estações de outono e primavera. Quando começa a primavera no hemisfério norte, aqui inicia o outono, e vice-versa. Com o início do outono, as noites passam a ser gradualmente mais longas do que os dias (até chegar a noite mais longa, no solstício de inverno). Portanto, é período de recolhimento e renovação da natureza: as folhas secam e se desprendem das árvores, menos frutas e flores são oferecidas e tudo se prepara para suportar o frio do inverno.

Alinhadas com os outros seres do corpo vivo da Terra, podemos aproveitar este momento para avaliar nossas intenções, desapegar do que não nos serve mais, liberando espaço para seguirmos mais leves em nossa caminhada.

Faça uma pausa e pergunte-se: 

O que desejo manter comigo? 

O que posso deixar ir?

Convidamos você a aproveitar a força deste momento de virada para ritualizar, olhar para dentro e avaliar o que deseja manter e o que pode deixar partir. Como as árvores, deixar para trás o que for necessário, permitindo o nascimento de novas flores e frutos (que virão no tempo certo), convidando todo seu ser à renovação. Sugerimos alguns singelos rituais para este dia, mas você pode criar o seu, com os elementos e práticas que mais fizerem sentido para seu momento.

>> Passear num parque ou em outro lugar na natureza com presença e olhar atento, observando os sons dos passos, do vento, dos animais, a temperatura, a sensação do sol ou do vento na pele, os aromas. Com o olhar, buscar elementos secos como folhas, galhos, sementes, cipós e coletá-los com gentileza para depois, com linha e agulha, criar um móbile de intenções.

>> Coletar folhas secas, escrever sobre cada uma delas algo que você quer deixar, eliminar ou transmutar em sua vida (ou dentro de si) e queimá-las numa fogueira ou numa vela. A intenção concentrada faz a magia.

>>Fazer uma faxina ritualística. Separar itens para doação ou descarte consciente, liberando espaço externo e interno para viver o outono e o inverno com mais tranquilidade, leveza e possibilidades.

>> Meditar e escrever na página do equinócio de outono da Mandala Lunar.  Refletir sobre o que não está passando por sua peneira (mental e emocional) para tomar a decisão de soltar. Uma opção é dividir esta página ao meio e colocar o que não passa e o que passa, mencionar intenções para esta estação ou descrever como está se sentindo agora, como está a natureza à sua volta, o que está vivo para você neste momento, do que precisa e o que deseja.

Arte de Natália Gregorini

Comentar