A Mandala Lunar convida a fazer uma pausa, praticar a auto-observação e cultivar o hábito da escrita e do registro diário. Atitudes como essa ajudam a aumentar a consciência sobre nossas emoções e, assim, agirmos com mais atenção e presença no mundo.
Sabemos que encontrar tempo para a escrita em meio à rotina corrida do dia a dia pode não ser tarefa fácil. Mas garantimos: quando você consegue, é transformador. O encontro consigo é extremamente potente.
Para ajudar nesse processo, listamos algumas dicas para ter constância na escrita:
Você pode deixar sua Mandala ao lado da cama e escrever ao acordar, registrando seus sonhos. Antes de dormir também pode ser uma maneira de relaxar do dia que passou, avaliando o que aconteceu e como você se sentiu. Se preferir, leve a Mandala consigo e aproveite algum intervalo ao longo do dia.
Quando for escrever, silencie os aplicativos de conversas e redes sociais. Aproveite esse momento para fazer uma pausa, em silêncio, e olhar só para si, sem interferências.
Escrever na Mandala pode levar cinco minutos ou uma hora. O que determina o tempo é seu desejo, sua inspiração e sua disponibilidade naquele momento. Mais importante que a quantidade de minutos dedicados, é a qualidade desses instantes – e a constância.
Onde você gosta de escrever? Dentro do possível, tente encontrar um lugar em sua casa que deixe você tranquila, um espaço agradável e prazeroso de estar. Quem sabe perto da janela? Em uma poltrona, com uma xícara de chá? Pense em um local, ritualize e crie um ambiente que proporcione uma experiência gostosa e gentil, que faça você querer retornar diariamente.
Se você tiver um insight ao longo do dia, em algum horário que não estiver com a Mandala em mãos, não deixe escapar. Anote em um guardanapo, no bloco de notas do celular ou onde for possível. Ao chegar em casa, transcreva para a Mandala. O importante é não perder o impulso do registro.
Pense que a Mandala é um espaço só seu. Você pode registrar com verdade e liberdade. O importante é deixar sair o que precisa sair de dentro de você.
Pode ser um longo texto ou apenas algumas palavras. Pode ser um desenho ou alguns traços. Uma lista de ideias ou de coisas para fazer; uma letra de música ou o contato de alguém. Colagens de algo que marcou você. Qualquer forma de usar as páginas da Mandala pode ajudar a processar pensamentos ou encontrar sentido, significado e insights.
Não escreveu um dia? Não escreveu por uma semana? Seja gentil consigo mesma e procure entender por que esteve afastada, o que aconteceu naquele período, qual o contexto e, assim que possível, retome.
Gostou das dicas? Compartilhe com amigas que podem se beneficiar destas dicas para cultivar o hábito da escrita diária.